fbpx

QUE CURSO EU FAÇO?

ADMto setembro 18, 2012 Nenhum comentário

QUE CURSO EU FAÇO?

Hoje pela manhã meu amigo Douglas me contou que cancelou seu curso de MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES, cancelou este e já se matriculou no curso de WEBDESIGNER. Costumo dar minha opinião sobre o assunto mas, deixo claro que é apenas meu ponto-de-vista e não uma receita do sucesso. Como o Douglas poderia obter sucesso caso a função em ascensão fosse “Cirurgião” mas ele não pode ver sangue? Ou “Veterinário” se ele não gostasse de animais?

Este assunto me lembrou uma mensagem do Carlos Alberto da Merkatus que dizia:

Eu, freqüentemente, nos fóruns de discussão e nas comunidades das quais participo, deparo-me com a indagação:

– “Que curso eu faço?”
– “Que profissão eu escolho?”

Esse curso pode ser um curso de formação profissional, universitária, uma pós-graduação ou até mesmo um mestrado.

De tanto ver esta pergunta, e de tanto responder esta pergunta, amadureceu a elaboração do conteúdo deste artigo, onde daremos a direção e clarearemos o foco necessário para as respostas necessárias às perguntas certas.

A abordagem, que eu adoto para responder esta pergunta, é a que tenta maximizar a oferta ao mercado de quem está fazendo a pergunta.

Maximizando a oferta, maximiza-se também os ganhos, cuja dimensão financeira é bastante pequena. A maior dimensão está na realização pessoal, na felicidade, está na contribuição que você fará à sociedade.

E o como se faz essa maximização da oferta?

A grande proposta é mudar a pergunta. Não mais que curso fazer, que especialização enfrentar.

A pergunta correta é:

– “Quem é você?”

Quem você é vai definir o que você faz melhor e aquelas áreas onde você pode se sobressair naturalmente, porque aprender o que você gosta não é sacrifício, é diversão.

Este enfoque de marketing está tratando da maximização da sua oferta ao mercado. E a sua oferta ao mercado será melhor e maior quanto mais a sua escolha atender às suas características individuais e peculiares.

VOCÊ É ÚNICO!

Você deve responder, exaustivamente, as 7 perguntas abaixo:

1. Quem você é?
2. O que você tem facilidade de aprender?
3. O que você parece que já nasceu sabendo?
4. O que você gosta de fazer?
5. Quando você está feliz, o que você está fazendo?
6. O que você faz bem feito sempre?
7. O que você faz e não percebe o tempo passar?

Estas são as perguntas básicas que você deve responder. As respostas a estas perguntas definem qual o curso, qual a profissão que você vai se dar bem, naturalmente.

Pesquise o seu cliente interno, verifique quem ele é, e escolha fazer algo que lhe dê prazer, que deixe você feliz.

Na área que lhe dá prazer, você aprende rápido e executa com maestria, e naturalmente sai na frente dos outros, pois tanto aprender, como executar, o que for, está dentro das suas características pessoais únicas. Por este motivo você será imbatível.

Atenda bem o seu cliente interno, aquele que está sob a sua pele. Ele vai agradecer, pois ele vai poder se realizar, ser feliz e ajudar a sociedade. E ganhar dinheiro também.

Precisa mais do que isso?

 

Pense nisso: ” …e construa uma excelente carreira! “.

 

AUTOR: Carlos Alberto de Faria – Merkatus.

Deixe um comentário

× Fale conosco