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Intepretação de textos: confira dicas que podem ajudar no vestibular

Intepretação de textos: confira dicas que podem ajudar no vestibular

Por exigir bastante atenção dos vestibulandos, questões de interpretação de textos estão entre as mais difíceis para muitos estudantes. Tanto para concursos com textos longos e complexos quanto para aqueles com peças menores e mais simples, não há fórmulas mágicas para se dar bem em todas as questões, mas existem dicas úteis para a hora da prova.

“Não existe uma ciência para interpretar textos, nem técnicas precisas para isso, mas sim recursos fáceis de serem executados, como ler atentamente o texto e avaliá-lo como um todo. Em seguida, é melhor resolver primeiro as questões mais simples, conceituais, ganhando mais confiança na hora de responder as perguntas mais difíceis”, ressalta o professor de português Claudio Caus, do Cursinho da Poli, de São Paulo.

Na preparação para a prova, Caus destaca a utilidade da leitura de diversas revistas e jornais, procurando não ler sempre as mesmas publicações e comparando a forma de noticiar os fatos adotada por cada um, além do uso do dicionário e de gramáticas. “Quanto melhor você enxergar os elementos que formam as palavras, melhor vai ser o seu desempenho, identificando a parte e o conjunto do texto, e tendo em mente que a língua portuguesa é a união de todos esses elementos, presentes separadamente na literatura e na gramática¿, afirma.

Professor recomenda duas leituras
Segundo o professor de português Rafael Riemma, do Colégio e Curso pré-vestibular Galois, de Brasília, mesmo não havendo uma fórmula milagrosa para o estudante ir bem na prova de interpretação de textos, existem técnicas que aumentam as chances de um bom desempenho. “A prova não é só pautada pela subjetividade: ela demanda todo um contexto de produção histórica do texto, em relação ao que foi escrito e ao que pode ser lido nas entrelinhas. Por isso, é importante fazer duas leituras: uma mais geral e outra mais centrada, na qual se deve enxergar a ideia do texto. É uma leitura mais calculada, de acordo com o contexto oferecido, não baseado em suposições, mas pautada por um fundamento teórico”, afirma Riemma.

Entender o contexto dos termos e expressões da peça analisada é fundamental. “O contexto é um delimitador semântico, que determina o significado de uma expressão. Se você mudar a combinação das palavras, pode mudar o sentido do texto também, pois o arranjo das palavras dá um significado diferente do que elas teriam isoladamente”, explica Riemma. As expressões “traficante alto” e “alto traficante”, por exemplo, têm significados diferentes: enquanto na primeira o adjetivo se refere à estatura, a segunda garante outro sentido à expressão. “Ele passa a ser o traficante mais procurado, com a mudança na combinação dos termos”, destaca o professor. O mesmo vale para a palavra medíocre, cujo significado original é mediano. “Mas se eu disser que você é um jornalista medíocre, você vai se sentir abaixo da média, e encarar isso como uma ofensa”, exemplifica.

Outra dica é sublinhar informações que sucedem conjunções adversativas, como “mas” e “porém”, além de elementos que dão coesão ao texto, como conectores e pronomes. “Essas informações vão ter maior expressão semântica no texto, e são muito úteis na hora de responder as questões”, garante Riemma.

Tranquilidade e atenção ainda são os principais conselhos dos professores. “Não tem mistério: basta ler com atenção e tentar controlar a ansiedade, sem responder as questões com pressa. É importante ler frase por frase, quando o enunciado for maior, e eliminar as questões erradas, mesmo se já tiver encontrado a alternativa correta. Todas as informações necessárias para responder as perguntas estão no próprio texto, por isso é preciso ter disciplina para enxergar que cada parágrafo tem uma unidade de ideias, com início, meio e fim”, destaca Claudio Caus. O professor de português do Colégio e Curso pré-vestibular Galois concorda: “Basta fazer uma leitura atenta e ativa do texto, enxergando as suas sutilezas e encontrando as informações mais importantes”.

 

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