fbpx

Você entende o que lê?

Você entende o que lê?

Olá alunos e amigos que acessam nosso site do Cursinho Decerto!!!!

 

Interpretar textos não é uma atividade simples mas poderá se tornar agradável se tivermos em mãos as técnicas necessárias para isso, teremos com certeza um grande prazer em interpretar textos e obter resultados magníficos em nossa vida estudantil e profissional.

 

A princípio é preciso entender qual a necessidade de interpretar textos: Poderia aqui colocar diversos exemplos do nosso cotidiano, mas quero focar em você aluno que no momento está estudando e ao profissional já engajado em uma atividade dentro de um empresa ou empreendimento.

 

Ao aluno torna-se necessário mais do que nunca “entender” o que se lê, visto receber uma carga muito grande de informações de várias matérias em um único dia de aula. São conceitos, exercícios, leituras obrigatórias, redações, enfim, o aluno “trabalha” muito a sua mente o seu intelecto, e só terá sucesso se conseguir “entender” todas estas informações que lhe são oferecidas por meio do curso ou dos cursos que está fazendo no momento.

 

Ao profissional ou empreendedor a situação é parecida, porém mais comprometedora, pois qualquer atividade em uma empresa significa o resultado de um trabalho e o salário no final do mês. Quando surge um novo procedimento, uma nova estratégia ou um novo modelo de negócios, que são mudanças necessárias e naturais nos dias de hoje, o profissional precisa estar preparado para se adequar a elas. Ler e entender os novos procedimentos é se manter “plugado” ao mercado de trabalho. E como este profissional conseguirá isso se não “lê” ou se lê e não entende o que está lendo, imaginem as confusões que isso pode causar ao profissional e a empresa?

 

Passarei aqui periodicamente algumas dicas para uma boa interpretação de textos:


Dica 1
: Leitura – Se você tem alguma dificuldade com a leitura, inicie com aquilo que você mais gosta, que te proporciona mais prazer. Nem que seja um gibi, uma revista de moda, de carro, de esportes, uma parte do jornal que fala do seu artista preferido, seja o que for, inicie e leia com mais frequência. O que isso te proporcionará ? Se cérebro estará em atividade e absorvendo informações. Este é um grande “exercício” mental, exercício mesmo, parecido como o que fazemos com nossos músculos quando caminhamos ou praticamos algum esporte. O nosso cérebro precisa de “exercícios” também, sem eles ele atrofia como nossos músculos.

 

Esta é a minha primeira dica. “Conversaremos” melhor em outras publicações.

 

Tenham todos um ótimo dia de Leitura, e não se esqueçam, quanto mais lermos, mais teremos condições de interpretar novos textos que aparecerão no nosso cotidiano, seja no ambiente de estudo ou de trabalho.

 

Abraço forte,
Professor Eliseu Couto

Professor Eliseu Couto leciona no Cursinho Decerto Língua Portuguesa e Interpretação Textual a mais de 4 anos.
É formado em Letras, Português e Inglês pelo Centro Universitário Nove de Julho, e Pós-Graduado na área de Educação pela mesma instituição.
Cursou PNL (Programação Neuro Linguística) Coach e técnicas de oratória no Instituto “Eu Posso” em São Paulo.
Além de professor do Cursinho Decerto, desenvolve atividades empresariais como Representante Comercial e Marketing.

Deixe um comentário

× Fale conosco