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Professores avaliam que prova da Fuvest foi muito bem elaborada

ADMto dezembro 1, 2011 Nenhum comentário

Professores avaliam que prova da Fuvest foi muito bem elaborada

Prova da primeira fase da Fuvest seguiu a tradição das provas anteriores, sendo muito bem elaborada e trazendo questões diversificadas de complexidade próxima ao ano anterior. A avaliação foi feita por professores.

O cuidado com a elaboração das questões foi citado pela maioria dos professores como um fator positivo do exame. Segundo os professores, os alunos bem preparados não terão dificuldade de passar para a próxima fase. As questões de Química, Inglês, e Geografia não trouxeram grandes surpresas em relação às provas anteriores.

As questões de Matemática, apontadas como difíceis por grande parte dos candidatos, mantiveram o nível de dificuldade dos anos anteriores, segundo o professor Gregório Krikorian, do Objetivo. Ele aponta que uma das questões é passível de anulação: a 62 (versão V), que não tem resposta compatível ao que é pedido no enunciado. Krikorian também fala que uma das questões deste ano já caiu em prova anterior da Fuvest, fato que não altera o resultado final. Matemática foi abrangente e bem distribuída em relação aos conteúdos trabalhados no Ensino Médio.

As perguntas de Biologia surpreenderam pela interdisciplinaridade. “As questões foram bem confeccionadas e tiveram criatividade”, destaca o professor do Objetivo Constantino Carnelos. Nas questões de Português,  também enfatizou esta característica na prova deste ano.

O professor de História do Objetivo, Francisco Alves da Silva, ressalta o desequilíbrio que ocorreu nas questões da disciplina. “De 10 questões, oito foram de história brasileira”, aponta. Do neolítico brasileiro até a história recente do País, as questões foram focadas no Brasil.  o nível de complexidade referente à História foi inferior ao ano passado.

A parte de Física foi considerada básica – com questões simples, que exigiam poucos cálculos. Para o professor Ricardo Doca, do ivo, duas questões são problemáticas e podem ser anuladas, a 81 e a 89 (versão V). A questão 81 fornece aos alunos uma fórmula errada e aqueles alunos que aplicaram a fórmula correta, ensinada nos livros, não encontraram resposta entre as opções. Já a 89, contém duas alternativas certas.

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