fbpx

Procura por cursos técnicos e profissionalizantes aumenta

ADMto março 26, 2012 Nenhum comentário

Procura por cursos técnicos e profissionalizantes aumenta

 

SUL FLUMINENSE

 

Diante da escassez de mão de obra especializada no Brasil, os cursos técnicos se tornaram cada vez mais procurados. Nos últimos anos, o comportamento dos estudantes que concluem o ensino médio está sofrendo mudanças, estão começando a considerar não apenas a faculdade, mas também o curso profissionalizante como uma alternativa para a sua formação profissional.

 

Tanto que há casos de instituições de ensino técnico que começam a registrar em seus processos seletivos concorrências tão grandes quanto a dos vestibulares mais disputados das universidades brasileiras.

 

Vários motivos podem explicar esse novo ponto de vista sobre o ensino técnico, que demonstra estar havendo cada vez menos preconceito. O principal motivo para essa onda de novos técnicos é o alto índice de empregabilidade que os cursos profissionalizantes apresentam. De acordo com um estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV) e do Instituto Votorantim feito no ano passado, em uma comparação com as pessoas que encerraram a formação educacional no ensino médio, aqueles que concluem um curso técnico têm 48% mais chances de conseguir entrar no mercado de trabalho.

 

E isso se reflete na região Sul Fluminense também. De acordo com Rosemary de Souza Martins Duque, pedagoga responsável pelos cursos técnicos do Senai em Barra Mansa, a procura está sendo muito grande se comparada ao ano passado. “Esse ano abrimos 19 turmas de curso técnico além das turmas de cursos profissionalizantes. Ano passado só tínhamos seis turmas. Esse crescimento só não foi maior por falta de espaço para conseguir comportar mais turmas, porque a procura está sendo muito grande”, explica a pedagoga.

 

Segundo Rosemary, não só jovens estão procurando esses cursos. Muitos trabalhadores que já estão inseridos no mercado de trabalho procuram nesses cursos uma maneira de se qualificar e melhorar suas remunerações, enquanto os jovens vêm como um caminho a ser seguido para o primeiro emprego. “Ano passado houve um acontecimento que me chamou muito a  atenção. Um aluno já formado em um curso superior não estava conseguindo ingressar no mercado de trabalho, então ele veio ao Senai fazer um curso técnico e, logo que terminou, conseguiu ser efetivado como técnico”, comenta.

 

O contexto atual mostra que o fortalecimento e a valorização do ensino técnico se revelam uma necessidade e um caminho natural diante da diversificação das indústrias, do crescimento da economia e da modernização dos setores de comércio e serviços.

 

Prev Post

Next Post

Deixe um comentário

× Fale conosco