fbpx

O Jovem longe da Escola, do Trabalho e de uma vida digna

ADMto outubro 30, 2012 Nenhum comentário

O Jovem longe da Escola, do Trabalho e de uma vida digna

No Brasil, 5,3 milhões de jovens entre 18 e 25 anos “Nem” estudam, “Nem” trabalham e “Nem” procuram emprego.

Lembro-me de quando tinha ainda 12 ou 13 anos de idade, período ótimo para brincadeiras e diversão e sem o que se preocupar.

Estudante de escola pública de nível razoável, sempre fui bombardeado por conselhos que vinham de meus pais, tios e vizinhos sobre a importância do estudo, do trabalho, de ter dignidade, de evoluir, pagar minhas próprias contas, etc…

Lembro também da alegria que tive com meus primeiros trabalhos como empacotador, balconista, feirante e Office boy. Todos com menos de 14 anos de idade, estudando e ganhando tão pouco que mal dava para comprar uma roupa com um mês de salário. Mesmo assim era ótimo, pois ganhara com meu próprio suor.

Sei que foi a partir desse momento também que aprendi a valorizar os conselhos vindos dos meus pais e professores de que nada tirava a dignidade de um homem trabalhador.

Hoje lendo essa matéria de jovens com 25 anos sem estudar, trabalhar ou ao menos tentar encontrar um emprego fico imaginado como seria se eu não tivesse começado tão cedo. Com 25 anos já havia terminado meus estudos e trabalhando honestamente já havia comprado e trocado  de carro por mais de 10 vezes, meu apartamento, iniciado meu 1ª negócio próprio e tantas outras realizações que imagino que começando com 25 só teria oportunidade de desfrutar lá pelos meus 38 ou 40 anos. Acho isso um desperdício de vida sem falar no peso proporcionado aos pais e familiares que acabam sustentando os “Nem-Nems”.

Everton Nunes Siqueira – Cursinho Decerto

Leia mais dados sobre eles nesse artigo: http://chicoterra.com/2012/10/25/os-nem-nem-uma-legiao-de-jovens-que-nao-estuda-ou-trabalha/

Deixe um comentário

× Fale conosco