fbpx

Educação a distância, revolução ao alcance de todos

Educação a distância, revolução ao alcance de todos

 

educação a distância se mostra, atualmente, como a chance de um ensino de qualidade e confiança. Isso porque o usuário desse sistema de aprendizado tem a opção de estudar onde estiver e na hora que quiser, de acordo com a modalidade, fazendo assim, seu próprio horário ao trocar as tão demoradas e sonolentas aulas em uma sala de aula tradicional, pela comodidade e facilidade de estudar em casa.

Essa modalidade não é apenas “aceitável”, ela de fato, cresce a cada dia, pela simples razão de facilitar a vida dos estudantes em vários aspectos, tais como: não precisar enfrentar congestionamento na cidade, adequar as horas de estudo de acordo com a disponibilidade do aluno e diminuir os gastos com transporte e/ou alimentação. Além disso, os cursos tendem a serem mais baratos, já que não há custos com salas de aula e outros demais estruturas comuns às escolas tradicionais.
Mas como toda moeda tem dois lados, o principal aspecto negativo dessa modalidade de ensino é a não convivência com outras pessoas. O aluno que estuda a distância deixará de conhecer pessoas novas e nem todos os cursos são propícios para trabalhos em grupo, o que é um fator importante em qualquer aprendizado.
Com relação ao método de ensino, como a modalidade de ensino à distância está se expandindo exponencialmente, o material didático fica cada vez melhor, à medida que aumenta a concorrência entre as escolas que oferecem cursos online e.
Assim como no método presencial, o ensino a distância exige disciplina do aluno. São aplicados testes e provas da mesma forma que no estudo convencional. Além disso, há instituições que oferecem algumas aulas presenciais que podem ser semanal, quinzenal ou mensal. O “tira-dúvidas” também se diferencia dependendo da escola, mas certamente, há uma forma de você questionar e sanar todas as suas dúvidas naeducação a distância.
No Brasil a educação a distância acontece desde os anos de 1940. Quem não se lembra do Telecurso 2000, parceria da fundação Roberto Marinho com as instituições SESI, SESC, SENAI, entre outras e do Instituto universal Brasileiro (IUB), que está em funcionamento desde do começo dos anos 80 e a base de seu ensino é por correspondência.
A Suécia, por exemplo, registrou sua primeira experiência na área em 1833, com um curso de Contabilidade a distância. Na mesma época, fundou-se na Alemanha, em 1856, o primeiro instituto de ensino de línguas por correspondência. Antigamente, o estudo a distância não transparecia um ensino de qualidade e seus métodos eram um tanto quanto desatualizados. Hoje em dia, isso mudou e as formas de como os cursos chegam aos usuários, sejam eles de ensino superior, técnico, ensino médio ou fundamental, mudaram de tal forma para que seja possível competir com o ensino presencial.
Acredito que, independentemente da plataforma de aprendizado, o conhecimento será medido com as habilidades adquiridas através dele e a competência em aplicá-los adequadamente.
EaD (ensino a distancia) não irá formar um profissional diferente do formado presencialmente, o que diferencia os profissionais de ambas as modalidades é o comprometimento e a responsabilidade, pois hoje em dia, vemos muitos casos em que profissionais formados na modalidade presencial cometem erros tão grotescos quanto um profissional formado a distância.
Com a necessidade de expandirmos nosso tempo, atualmente, um curso a distância é cada vez mais bem visto pela sociedade – e pelos empregadores – quer seja apenas para enriquecer seu currículo, quer seja para a formação em ensino superior para qualificar e definir uma profissão.

Deixe um comentário

× Fale conosco