fbpx

Curso técnico encurta caminho para o mercado de trabalho

ADMto novembro 9, 2011 Nenhum comentário

Curso técnico encurta caminho para o mercado de trabalho

Aliando teoria e prática, os cursos técnicos possibilitam ao estudante maiores chances de ingressar no mercado de trabalho, uma vez que as empresas buscam profissionais com conhecimento e experiência técnica na área. Além disso, a modalidade é o caminho mais curto na conquista por uma vaga frente à sua curta duração.

 

Maria Angela Ragnani, diretora da Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Armando Bayeux da Silva, confirma que as oportunidades profissionais são bem maiores para quem possui o ensino técnico. “Acontece que as empresas observam no profissional técnico a titulação e a experiência adquiridas no curso, o que lhe garante até 15% a mais de chances na disputa por emprego frente ao graduado recém-formado, que, na maioria das vezes, não dispõe da prática profissional”, explica.

 

Na Etec Bayeux, são oferecidos nove cursos profissionalizantes gratuitos – administração, comércio, contabilidade, eletroeletrônica, eletromecânica, enfermagem, informática, logística e mecânica, além do Ensino Médio. Dos 1.080 alunos matriculados na instituição, 720 são do técnico. Das oportunidades oferecidas, logística está em alta no momento, perdendo apenas para a administração, cujas oportunidades estão concentradas nas áreas da indústria, comércio, prestação de serviços, em empresas em geral de pequeno e médio portes.

 

O Técnico em Administração é o profissional que controla a rotina administrativa das empresas, colaborando nos planejamentos estratégico, tático e operacional. Realiza atividades em recursos humanos e intermedeia mão de obra para colocação e para recolocação profissional. Atua, também, na área de compras; auxilia no setor contábil e assessora a área de Vendas. Intercambia mercadorias e serviços e executa atividades nas áreas fiscal e financeira.

 

Já o profissional Técnico em Logística é aquele que executa os processos de planejamento, operação e controle de programação da produção de bens e serviços, programação de manutenção de máquinas e de equipamentos, compras, recebimento, armazenamento, movimentação, expedição e distribuição de materiais e produtos, utilizando tecnologia de informação para a realização das tarefas.

 

Analisando o desempenho geral do corpo discente da Etec Bayeux, dados empregatícios mostram, por exemplo, que 13 alunos já foram efetivados numa fabricante de máquinas, motores e veículos pesados de Piracicaba. Outra informação positiva é que o índice de empregabilidade de alunos formados nos cursos técnicos, entre um e dois anos, chega a 80%.

 

Ragnani observa, ainda, que o perfil dos estudantes que ingressam na unidade pertencem à faixa etária dos 20 aos 35 anos, com objetivos definidos e que buscam o aperfeiçoamento por meio dos estudos. “Além do corpo docente qualificado, oferecemos estrutura completa para o aperfeiçoamento técnico, o que aumenta o interesse dos candidatos”, conclui.

 

Vestibulinho

O exame do Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o 1º semestre de 2012 será no dia 20 de novembro. O processo seletivo vai oferecer 76.536 vagas para o Ensino Técnico, o que representa um crescimento de 12.745 vagas em relação ao 1º semestre de 2011 (63.791).

 

Uma das novidades desse processo seletivo é uma nova parceria com a Secretaria de Educação do Estado, pela qual o Centro Paula Souza vai estender o Ensino Técnico Integrado ao Médio às escolas estaduais. O aluno terá as aulas do Ensino Médio em uma escola estadual e as do curso técnico em uma Etec, ou na mesma escola estadual em que o estudante está matriculado.

Post Tags :

Deixe um comentário

× Fale conosco