fbpx

5 Dicas essenciais para o primeiro emprego

5 Dicas essenciais para o primeiro emprego

Então é isso… Você se dedicou, estudou, procurou, andou muito, se informou em muitos lugares, fez vários testes, entrevistas, ficou na expectativa durante dias ou meses e agora chegou o grande momento! O primeiro dia do primeiro emprego(entenda-se estágio, emprego formal ou jovem aprendiz).

Você se veste bem, se arruma, se perfurma e vai tranquilamente, na boa, cheio de si, porém, ao chegar no local de trabalho, um friozinho estranho fica rodando em seu estômago, a cabeça parece estar anestesiada e não sai muita coisa da sua boca, a não ser um sorriso bem forçado; e o pensamento “o que eu tô fazendo aqui?” não para de ecoar a cada segundo.

Calma! Isso acontece com todas as pessoas normais, então não se assuste por não saber como agir nos primeiros dias de trabalho, não saber o que dizer ou como se comportar. É uma característica do ser humano se retrair diante de uma situação nova, um ambiente novo. É preciso um pouco tempo para que seu cérebro possa assimilar esse novo ambiente e sentir-se seguro nele para andar, conversar e expor suas ideias.

Apesar de ser normal ficar um pouco deslocado e sem saber o que fazer, algumas pessoas vão além e terminam por estragar a grande chance do primeiro emprego, por estarem tão nervosas, entram em desespero, caindo em situações que causam danos irreversíveis no período de adaptação à essa nova experiência. Abaixo estão algumas dicas de como segurar seu primeiro emprego para que dure por mais tempo.

1 – Observe o ambiente: antes de julgar algo ou impor sua opnião, observe o que o cerca, como as pessoas agem, como se vestem, sobre o que conversam, como conversam. Assim você saberá o que pode ou não pode fazer e como agir para se enquadrar aos padrões do local. Afinal, a empresa já existia muito antes de você, então não espere que todos mudem por sua causa, você precisa se adequar e se achar que algo está errado, trabalhe para chegar em um cargo onde você possa exercer mudanças ou procure outra empresa.

2 – Fale pouco e só coisas interessantes: Por estar no primeiro emprego, muita gente começa a falar besteira para puxar assunto, mas isso pode indicar que você é chato e as pessoas acabarão se afastando. Caso queira puxar conversa, fale algo que seja do interesse de quem está ouvindo ou então é melhor ficar calado.

3 – Cuide-se: Não é ser vaidoso, é exigência do mercado. Nenhuma empresa ou colega de trabalho quer um fedorento barbudo ou descabelada com o dente sujo por perto. Cuide-se, esteja limpo, com roupas limpas e cheirando bem. O clima ao redor de você será o melhor possível.

4 – Aprenda o máximo que puder: Caso tenha alguém o tempo todo com você, para ensinar as tarefas, pergunte quantas vezes for necessário, aprenda, repita, pergunte de novo. Ficar calado pra dá uma de que já sabe tudo e aprende de primeira é burrice. Ninguém nasce sabendo e você será testado lá na frente com certeza. Garanta-se e aprenda de verdade, o máximo que puder.

5 – Não minta: não diga que conhece quem você não conhece, não fale que sabe o que você não sabe, não diga que estudou o que você não estudou, não diga que é se você não é. Assumir suas limitações é o primeiro passo para conseguir algo sólido. A mentira só vai te levar a mentir cada vez mais e quando você cair o tombo será muito feio. Falar a verdade nas questões corporativas pode te garantir um futuro de conquistas.

Então, o que acharam? Você conseguiu sua primeira oportunidade no mercado de trabalho, não a desperdice! Boa sorte!

Deixe um comentário

× Fale conosco